Anta louka

domingo, 2 de dezembro de 2012

Pesquisadores fotografam dupla hélice do DNA pela primeira vez



Você aprendeu lá nas aulas de biologia: o DNA, que armazena todas as informações biológicas do organismo, tem o formato de dupla hélice. Esse modelo foi proposto por James Watson e H.C. Crick em 1953 e tinha sido comprovado por técnicas antigas, que conseguiam converter padrões de pontos em imagens através de cálculos matemáticos.
Mas, ver mesmo a dupla hélice, ninguém tinha visto. Até  agora. Pela primeira vez, cientistas conseguiram capturar uma imagem real do DNA usando um microscópio eletrônico. A imagem foi feita por meio de um processo complexo pelo cientista Enzo di Fabrizio na Universidade de Gênova, na Itália. Os detalhes da técnica usada estão no artigo “Imagem Direta de Fibras de DNA: A Fisionomia da Dupla Hélice”, em tradução livre, publicado no site Nano Letters.
Além de confirmar o modelo da dupla hélice, a imagem também permite ver o tamanho do espaçamento entre os filamentos do DNA. A descoberta da técnica vai permitir estudar detalhadamente o DNA e como ele interage com proteínas e o RNA
Credito(superinteressante)

0 comentários:

Postar um comentário